Muitos atletas, sejam eles profissionais ou amadores, recebem várias dicas para praticar corrida. As instruções mais comuns são para colocar tênis e roupa confortáveis, escolher a melhor playlist do Deezer e Spotify e ter MUITA, mas MUITA disposição!
Ok. Todas as orientações estão certas, mas algo igualmente importante para a atividade ser motivo de prazer – e não mais uma dor de cabeça – é ver formas de melhorar o desempenho e prevenir possíveis lesões. Para isso, a prática de Pilates pode ser uma grande aliada.
Para ajudar você a entender como isso é possível, separamos os 5 maiores benefícios do Pilates para corredores, mas antes…
Por que a corrida pode causar lesões no corpo?
Apesar da corrida fazer parte da vida da maior parte das pessoas desde criança, é necessário fazer um treinamento adequado, pois quem pratica essa atividade realiza movimentos constantes e repetitivos nos músculos e articulações. Isso pode ser bem observado nas corridas de rua, por exemplo, em que as passadas dos atletas são quase sempre somente para frente, sem muitos deslocamentos laterais. Treinos mais fortes, envolvem trechos com ladeiras e isso exige ainda mais do corpo do atleta.
As corridas de trilha, conhecidas também como trail run, apresentam outros desafios. Os movimentos apresentam uma maior variação em relação à direção, ritmo e velocidade. Nesta modalidade, muitas vezes o praticante precisa saltar para desviar de troncos, galhos e riachos, enfrentar subidas e descidas, pisos com diferentes níveis de aderência. Todos estes fatores aumentam os riscos de lesões.
Lesões mais comuns
São várias as lesões que podem ser causadas pela corrida, principalmente, se a pessoa praticá-la de maneira inadequada. As contusões podem ser consequência da falta de condicionamento físico, fortalecimento das articulações e musculatura e adaptação física. Abaixo, nós listamos os casos mais comuns:
- Dor na lateral do joelho – que pode ser causada pela Síndrome da Banda Ileotibial -;
- Dor na região anterior do joelho – que pode ser sintoma da Síndrome Fêmoro-Patelar -;
- Dor no terço inferior e de dentro da canela – que pode ser decorrente da Canelite ou Síndrome do Estresse Tibial Medial -;
- Dor forte, em facada, debaixo do pé e perto do calcanhar – que pode ser ocasionado pela Fascite Plantar -.
Vale lembrar que, se aparecer qualquer tipo de dor, o melhor é ir ao seu médico ou fisioterapeuta para que o caso seja examinado.
Quais são os 5 maiores benefícios do Pilates para corredores?
O Pilates é um método de condicionamento físico que respeita os limites do corpo para torná-lo saudável. Como dissemos anteriormente, ele pode ajudar a prevenir e tratar as lesões de quem pratica a modalidade e também melhorar o seu desempenho.
Não é à toa que ele é uma das atividades físicas mais recomendadas para fazer em paralelo com a corrida. Por isso, nós separamos 5 maiores benefícios que o Pilates pode proporcionar:
- Tornar o praticante mais resistente às competições ou provas mais longas com exercícios que fortalecem os músculos e promovem o reequilíbrio muscular;
- Fazer com que o corredor realize as corridas de maneira consciente e controlada, pois com o Pilates será possível acionar músculos de forma correta e coordená-los com a respiração;
- Aumentar o rendimento do corredor com exercícios de respiração focados em inspiração longa, com o objetivo de melhorar a capacidade pulmonar e expandir a caixa torácica;
- Prevenir as lesões ao tornar o corpo, de quem pratica a corrida junto com o Pilates, mais equilibrado;
- Aperfeiçoar a postura e a estabilidade do tronco durante a corrida ao trabalhar o “centro de força” – também chamado de região do core”.
Quais exercícios de Pilates podem ser recomendados pelos instrutores?
Isso vai depender do planejamento de volume e repetições feito pelo profissional de Pilates (que pode ser um fisioterapeuta ou profissional de Educação Física) exclusivamente para o aluno. Entretanto, alguns exercícios são mais comuns:
Reformer Scooter (patinete):
Ele fortalece e mobiliza o quadril, melhora a flexibilidade e força das pernas e trabalha o equilíbrio.
Chair Achilles Stretch (alongamento do tendão do calcâneo na cadeira):
Ele melhora o movimento excêntrico da dorsiflexão e alinhamento do tornozelo. Excelente para os corredores, porque eles precisam alongar essa região. Além disso, evita fascite plantar.
Reformer Standing Series/Side Splits:
Excelente para trabalhar a força do glúteo médio (músculo responsável pela marcha), tonifica os membros inferiores, trabalha a estabilização da coluna, coordenação e equilíbrio.
Conforme você viu, o Pilates pode proporcionar muitos benefícios para os corredores amadores e profissionais. O principal objetivo é melhorar a performance, manter o corredor mais resistente às competições e reduzir o risco de lesões. O mais indicado, para quem quer incluir o Pilates na rotina, é procurar um profissional ou studio qualificado para acompanhá-lo durante os exercícios.
Gostou das nossas dicas, mas quer saber como funcionaria tudo isso na prática? Entre em contato conosco e agende uma aula experimental sem compromisso!